O consumo de energia elétrica no Brasil tem aumentado significativamente, especialmente durante os meses de verão, devido ao uso intensivo de aparelhos como ar condicionado, ventiladores e geladeiras. Um relatório da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) revelou que, no primeiro trimestre de 2024, o consumo médio de energia subiu para 72.4116 MW, em comparação com 68.993 MW do ano anterior. A onda de calor afetou a maior parte do país, com exceção do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, exigindo maior uso de energia, tanto nas residências quanto na indústria, que registrou o maior consumo histórico.
Diante desse aumento, muitas famílias e empresas buscam maneiras de equilibrar o conforto e a economia, especialmente com o calor intenso. A Cogecom, líder em geração compartilhada de energia no Brasil, oferece uma solução que possibilita uma redução de até 20% na conta de luz dos seus cooperados, independentemente do consumo ser maior ou menor. Esse desconto é ajustado conforme o consumo de energia e pode ser ainda mais vantajoso durante a bandeira vermelha, quando os custos da energia aumentam.
Além de beneficiar residências, a geração compartilhada de energia da Cogecom também traz vantagens para setores como o hoteleiro, que enfrentam aumento de demanda durante períodos de férias escolares. O modelo de gestão compartilhada permite uma economia significativa nas contas de luz de empresas, indústrias e até condomínios. Com a crescente busca por soluções mais sustentáveis, a adesão a esse modelo promete crescer em 2025, oferecendo aos brasileiros uma alternativa econômica e ambientalmente responsável.