A partir de setembro, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) interromperá a prestação do Serviço 710, que atualmente conecta as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, afetando passageiros que fazem o trajeto entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, no ABC Paulista e na região norte da Grande São Paulo. Por quase quatro anos, os trens desses serviços operaram de forma ininterrupta, atendendo à demanda de moradores e trabalhadores dessas áreas.
Com o fim do serviço, os passageiros serão obrigados a fazer baldeação na estação da Luz, no Centro de São Paulo, realizando a troca de plataformas para continuar a viagem. A CPTM esclareceu que a medida está sendo adotada por questões contratuais, uma vez que a linha 7-Rubi foi privatizada no ano passado, após a venda da concessão para o consórcio formado pela Comporte e CRRC.
O consórcio vencedor do leilão para a privatização investirá R$ 14,2 bilhões ao longo de 30 anos na operação das três grandes linhas de trem do estado de São Paulo, incluindo a linha 7-Rubi. A mudança afetará diretamente os passageiros que utilizam o Serviço 710, alterando a dinâmica de deslocamento na região.