Nesta quinta-feira, 16, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu mais de 234 ocorrências, com maior incidência nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte. As ações foram focadas principalmente em resgates de pessoas ilhadas e na desobstrução de vias, diante da forte chuva que afetou a área. A corporação também se preparou para apoiar o restabelecimento das cidades atingidas, com o envio de caminhões-tanque para abastecimento de municípios críticos, como Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Itajaí.
Diversos casos de resgates foram registrados, como o salvamento de 29 idosos isolados em uma clínica em Itapema, e o socorro de uma gestante que, após ficar ilhada, teve o parto realizado com o apoio das equipes do CBMSC em Camboriú. Em Tijucas, duas pessoas com dificuldades de locomoção foram resgatadas de áreas alagadas. Em Governador Celso Ramos, a atuação conjunta dos bombeiros e do SAMU possibilitou o parto de uma gestante em trabalho de parto avançado, garantindo a segurança da mãe e do bebê.
Para dar conta da alta demanda, o CBMSC mobilizou equipes extras e forças-tarefas de diversas cidades, como Itajaí, Blumenau e Florianópolis, que atuaram principalmente em busca e resgates em áreas inundadas. A corporação também destacou a diminuição das chuvas, que deve ajudar a reduzir as ocorrências, mas destacou a necessidade de apoio contínuo para a recuperação das áreas afetadas.