A Copa São Paulo de Futebol Júnior, tradicional torneio das categorias de base do futebol brasileiro, inicia sua 55ª edição nesta quinta-feira (2) e marca a abertura da temporada 2025. O campeonato conta com 128 equipes, distribuídas em 32 grupos, e terá sua fase de grupos realizada até o dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo. A competição também tem como característica a revelação de novos talentos do futebol, além de reunir jogadores com nomes curiosos e até inusitados, o que acrescenta um elemento de entretenimento ao torneio.
A diversidade de nomes na edição deste ano é uma das atrações da Copinha 2025, com alguns jogadores sendo conhecidos por apelidos ou nomes que fazem referência a grandes personalidades do esporte e da cultura pop. Entre os mais notáveis estão Pepetinha, Lacraia, Dybala e Haaland, nomes que chamam a atenção tanto por sua originalidade quanto pela ligação com ícones do futebol mundial. Além disso, o torneio é um importante palco para a formação de atletas que, em sua maioria, buscam visibilidade para dar o próximo passo em suas carreiras profissionais.
A grande final da competição, prevista para o dia 25 de janeiro, deve ocorrer no Mercado Livre Arena Pacaembu, estádio que passou por reformas nos últimos anos. O torneio, que além de ser uma vitrine para jovens promessas, também faz parte de um momento importante no calendário do futebol brasileiro, reunindo clubes de todo o país e alguns representantes estrangeiros. A Copa São Paulo é um evento de grande relevância para o futuro do futebol nacional, sendo constantemente observada por olheiros e clubes em busca de novas revelações.