A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025, considerada o principal torneio de base do futebol brasileiro, começa nesta quinta-feira (2) com a participação de 128 times de todas as regiões do Brasil, além do Distrito Federal. Embora o evento não conte com a presença de equipes estrangeiras este ano, o torneio tem uma longa história de participação internacional, com clubes renomados de diversos países competindo em edições passadas. A última vez que um time estrangeiro participou foi em 2014, quando o Kashiwa Reysol, do Japão, disputou a competição.
Ao longo dos anos, a Copinha já recebeu equipes de várias partes do mundo, como o Bayern de Munique, que participou em 1985 e se mantém como o único clube europeu a disputar o torneio. Outras equipes de destaque que marcaram presença foram os argentinos do Boca Juniors em 1993 e o Nagoya Grampus, do Japão, que participou em diversas edições. Além dos clubes, seleções nacionais também marcaram presença, como as do Japão, China e, mais recentemente, o Ibrachina, fundado em 2020 como braço do Instituto Sociocultural Brasil-China, que teve boas atuações nas edições de 2022 e 2023.
A Copinha também foi palco de representações de comunidades estrangeiras radicadas no Brasil. Times como o Al-Shabab, que fez uma parceria com o São José de São José dos Campos-SP, e o Pérolas Negras, representando a comunidade haitiana no Rio de Janeiro, mostraram a diversidade cultural do torneio. Além disso, parcerias com clubes do exterior, como o Sharjah Brasil, que surgiu de um intercâmbio com o Sharjah FC dos Emirados Árabes Unidos, reforçam a internacionalização do evento, que continua sendo uma vitrine para jovens talentos do futebol.