A prefeitura de Belém firmou um convênio com a Polícia Militar para intensificar a fiscalização no trânsito da capital paraense. O acordo prevê a atuação de 176 policiais militares, que já iniciaram o treinamento para se adaptar às novas normas e legislações de trânsito. O objetivo é suprir a deficiência no número de agentes municipais, uma vez que o efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) caiu de 149 para 136 agentes, apesar da frota de veículos ter superado 500 mil.
Especialistas apontam que o número de agentes municipais é insuficiente para a demanda de fiscalização, e que a cidade deveria contar com pelo menos 400 agentes. A implementação do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado visa, portanto, garantir uma resposta mais ágil e eficaz à sociedade no que se refere à segurança viária, especialmente em áreas como a ilha de Outeiro e os distritos de Mosqueiro e Icoaraci.
O convênio tem duração prevista de 48 meses, com possibilidade de prorrogação. Embora a atuação dos policiais tenha caráter emergencial, o foco será predominantemente educativo, conforme determinado pela legislação. A parceria é uma medida de curto prazo, considerando as limitações do efetivo municipal, e busca melhorar a fiscalização no trânsito de Belém de forma rápida e eficiente.