A Prefeitura de Belém firmou um convênio com a Polícia Militar do Pará para reforçar a fiscalização do trânsito na cidade. O treinamento de 176 policiais militares já começou, com foco na adaptação às novas normas e legislações de trânsito e segurança pública. Este convênio tem duração inicial de 48 meses, podendo ser prorrogado, e visa complementar o trabalho da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que atualmente conta com 136 agentes, número abaixo do recomendado para a demanda da cidade.
Atualmente, a frota de Belém é de aproximadamente 533.000 veículos, o que coloca uma grande pressão sobre o número de agentes de trânsito. Especialistas apontam que a cidade deveria contar com pelo menos 400 agentes para uma fiscalização eficaz, especialmente considerando as áreas afastadas, como a ilha de Outeiro e os distritos de Icoaraci e Mosqueiro. Com o efetivo reduzido, a parceria com a PM se apresenta como uma medida emergencial, prevista no Código Brasileiro de Trânsito, para melhorar a operação no trânsito.
O trabalho da Polícia Militar será de caráter educativo, visando orientar a população e colaborar na organização do trânsito, enquanto a Semob continua suas atividades com um número reduzido de agentes. Segundo especialistas, esse convênio é uma forma de resposta rápida à carência de pessoal, ajudando a implementar a fiscalização em toda a cidade de Belém e a melhorar a segurança no trânsito.