A confiança dos consumidores no Brasil recuou pelo segundo mês consecutivo em janeiro, atingindo o menor nível desde fevereiro de 2023, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou queda de 5,1 pontos, alcançando 86,2 pontos. Esse declínio foi impulsionado pela piora nas perspectivas futuras e nas condições econômicas atuais, refletindo um aumento no pessimismo entre os consumidores logo no início do ano.
O Índice de Expectativas (IE) também sofreu queda, diminuindo 6,0 pontos e chegando a 91,6 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 3,3 pontos, indo para 79,4 pontos, seu nível mais baixo desde fevereiro do ano passado. O fator que mais contribuiu para essa queda foi a percepção negativa em relação à situação financeira futura das famílias, que teve um declínio significativo de 6,7 pontos.
Esse cenário reflete, em grande parte, a pressão inflacionária e os impactos do aumento da taxa de juros, que dificulta o acesso ao crédito e torna mais caras as compras de bens duráveis. A alta da taxa Selic, que chegou a 12,25% ao ano em dezembro, continua a influenciar o comportamento dos consumidores, e o Comitê de Política Monetária do Banco Central deve anunciar novas medidas em breve, podendo agravar ainda mais o clima de incerteza.