A demissão do apresentador Rodrigo Bocardi pela TV Globo na quinta-feira (30) gerou surpresa tanto para o público quanto para os funcionários da emissora. De acordo com o comunicado da emissora, Bocardi foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo, com a recomendação do desligamento vindo do setor de compliance. Esse setor é responsável por garantir que os funcionários sigam as leis e regulamentos internos, prevenindo fraudes, irregularidades e danos à reputação da empresa.
A área de compliance atua para evitar riscos legais, financeiros e reputacionais, e a demissão orientada por esse setor ocorre quando há infrações significativas, como assédio, fraude ou conflito de interesses. No entanto, não necessariamente essas infrações são ilegais, pois também podem envolver desrespeito às políticas internas da empresa ou códigos de conduta. Em casos graves, a intervenção de compliance pode ser necessária para preservar a imagem da organização.
A TV Globo não revelou detalhes sobre o motivo exato da demissão de Bocardi, e a confidencialidade nesse processo é uma prática comum para garantir a conformidade legal da investigação. A ausência de esclarecimentos pode prejudicar a carreira do profissional, caso o motivo seja tornado público. Especialistas recomendam que todos os profissionais se atentem às normas de compliance de suas empresas, independentemente da existência de um setor específico para isso.