O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, aumentar a taxa Selic em 1 ponto porcentual, passando de 12,25% para 13,25% ao ano. A decisão segue a orientação antecipada do Comitê em dezembro, refletindo as expectativas do mercado. De acordo com o relatório Focus e a pesquisa Projeções Broadcast, tanto as projeções quanto a curva de juros futuros já indicavam esse aumento, que foi confirmado na tarde de quarta-feira.
Essa foi a primeira reunião do Copom após a posse do economista Gabriel Galípolo na presidência do Banco Central, em 1º de janeiro. Além disso, o encontro contou com a participação dos novos diretores responsáveis por áreas importantes da instituição, como Política Monetária, Regulação e Supervisão de Conduta.
A decisão de aumento da Selic ocorre em um cenário de ajuste das condições econômicas, com impacto na inflação e nas expectativas do mercado financeiro. O Copom segue sua estratégia de controlar a inflação, tomando medidas para atingir as metas de estabilidade econômica.