A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) anunciou, na última sexta-feira, 17, que abriu acusações contra dois grandes nomes do setor financeiro, Wells Fargo Advisors e Merrill Lynch, por não implementarem políticas e procedimentos adequados para evitar violação de normas estabelecidas pelo Advisers Act, que regula as atividades de consultores de investimentos. O caso está relacionado à gestão de programas de Cash Sweep (varredura de caixa), onde os clientes eram direcionados para opções de investimento específicas sem alternativas suficientes.
Ambas as empresas chegaram a um acordo com a SEC para resolver as acusações, concordando em pagar uma multa total de US$ 60 milhões como penalidade civil. A SEC alegou que as consultorias ofereciam programas de varredura de depósitos bancários (BDSPs) como a única alternativa para a maioria de seus clientes, gerando um benefício financeiro significativo para elas, com o dinheiro dos clientes sendo direcionado para essas opções sem um processo claro e transparente.
A investigação revelou que as políticas não foram suficientemente projetadas para garantir a conformidade com as normas regulamentadoras, prejudicando a integridade do processo e a escolha do cliente. Esse tipo de violação reforça a importância de políticas mais rigorosas e transparentes na gestão de recursos financeiros e reforça o papel da SEC na fiscalização de práticas no mercado de investimentos.