O cometa C/2024 G3 (ATLAS), que será o mais brilhante de 2025, começará a ser visível no céu noturno a partir da segunda quinzena de janeiro. Ele passou pelo seu ponto mais próximo do Sol em 13 de janeiro e, com isso, começou a brilhar mais intensamente. Observadores poderão vê-lo com o auxílio de binóculos, especialmente após o pôr-do-sol, na direção oeste, entre as constelações de Capricórnio e Peixe Austral.
Descoberto em abril de 2024 pelo sistema ATLAS, desenvolvido pela NASA para monitorar objetos próximos à Terra, o cometa é composto de poeira, pedras e gelo, remanescentes da formação do Sistema Solar, há mais de 4,6 bilhões de anos. Conforme se aproxima do Sol, o calor faz com que o gelo e a poeira se vaporize, formando a famosa cauda dos cometas.
Apesar de ser uma atração para os observadores do céu, há uma chance de que o C/2024 G3 (ATLAS) não sobreviva ao passar pelo periélio, o ponto de maior aproximação ao Sol, e possa ser completamente vaporizado. A observação do cometa pode ser facilitada por aplicativos de astronomia, que ajudam a localizar e seguir fenômenos celestes no céu noturno.