O comércio varejista em Goiás apresentou um crescimento de 7,6% em novembro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023, superando a média nacional, que ficou em 4,7%. Esse resultado coloca o estado na 8ª posição no ranking nacional, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), analisados pelo Instituto Mauro Borges. Entre os segmentos com maior destaque, estão as vendas de artigos farmacêuticos, médicos e cosméticos, com um crescimento expressivo de 23,1%, seguidos pelos hipermercados e supermercados, que avançaram 9,9%.
Além disso, Goiás registrou crescimento contínuo de 12 meses consecutivos no comércio, o que não ocorria desde 2014, refletindo uma recuperação constante do setor. No acumulado de 2024 até novembro, o estado obteve um crescimento de 6,3%, superior ao Brasil, que registrou 5%. O desempenho do comércio goiano em 12 meses também ficou acima da média nacional, com 5,8%, contra 4,6% em nível nacional.
O bom desempenho do comércio varejista goiano é atribuído a diversos fatores, incluindo a redução da burocracia para empreendedores, especialmente com a implementação de legislações como a Lei de Liberdade Econômica. Tais medidas têm contribuído para um ambiente de negócios mais favorável e competitivo no estado, com perspectivas de continuidade do crescimento nos próximos meses.