A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido iniciou investigações sobre a Apple e o Google para analisar a posição dessas empresas nos ecossistemas móveis e verificar possíveis infrações nas regulamentações de concorrência digital. O foco das investigações será avaliar o impacto sobre os consumidores de dispositivos móveis e as empresas que criam serviços e conteúdos, como aplicativos, para esses aparelhos.
A CMA destacou que a criação de um mercado mais competitivo nos ecossistemas móveis poderia impulsionar inovações e ampliar as oportunidades em diversas áreas, incluindo lojas de aplicativos, navegadores e sistemas operacionais. A autoridade busca compreender como a dinâmica atual pode afetar a competição e os serviços oferecidos ao público e empresas do setor.
Em resposta, a Apple afirmou acreditar em mercados dinâmicos e competitivos, destacando que sua atuação está focada na confiança dos usuários, embora enfrente concorrência em todos os segmentos e jurisdições onde opera. No pré-mercado de Nova York, as ações da Apple apresentavam queda de 0,25%, enquanto as da Alphabet, controladora do Google, registravam alta de 0,15%.