A BR-230, conhecida como rodovia Transamazônica, enfrenta sérios problemas de trafegabilidade após intensas chuvas no sudoeste do Pará. No trecho de 60 km entre as cidades de Uruará e Placas, até veículos com tração têm dificuldade para superar o lamaçal. Entre os quilômetros 194 e 205, considerados críticos, maquinários de empresas contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão sendo utilizados para ajudar motoristas que ficam presos nos atoleiros, mas a situação segue desafiadora.
As cooperativas de transporte de passageiros e encomendas decidiram suspender temporariamente suas operações no trecho entre Uruará e Placas devido às condições adversas da estrada. Como alternativa, veículos estão sendo redirecionados para a PA-370, com rotas para Santarém ou Rurópolis, para evitar os pontos mais complicados. Motoristas relatam longas esperas, muitas vezes precisando passar a noite na estrada, enquanto tentam liberar carros e ônibus atolados em meio à lama e buracos.
O início do período chuvoso, conhecido como inverno amazônico, agrava ainda mais a situação da rodovia, especialmente nos trechos não asfaltados. A falta de manutenção contínua intensifica os desafios para o transporte de cargas e passageiros, gerando prejuízos e dificuldades para a população local. Motoristas pedem maior atenção à infraestrutura da Transamazônica, destacando a necessidade de ações preventivas para enfrentar os impactos do clima na região.