A Defesa Civil do Estado de São Paulo atualizou, nesta quinta-feira (9), o número de desabrigados em Peruíbe para 300, após fortes chuvas que afetaram o município na região da Baixada Santista. Nas últimas 48 horas, as chuvas acumuladas chegaram a 283 milímetros, provocando alagamentos em diversas vias e residências. Cerca de mil pessoas foram impactadas, e a cidade deve declarar situação de emergência nas próximas horas.
As operações de resgate estão em andamento, com a presença de 30 agentes da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, além de nove embarcações. As pessoas desabrigadas estão sendo levadas para abrigos emergenciais montados em escolas locais. Além disso, algumas áreas de Peruíbe, como os bairros Vila Erminda e Jardim das Flores, registraram alagamentos que também afetaram as casas dos moradores.
O governo estadual enviou cestas básicas, kits de limpeza, higiene e dormitórios para a cidade, e desde quarta-feira (8), a Defesa Civil tem alertado a população sobre as condições climáticas por meio de mensagens via SMS e sistema Cell Broadcast, que emite alertas sonoros nos celulares das pessoas em áreas de risco. A previsão é de que as chuvas persistam, mas com volumes menores nos próximos dias.