Neste domingo (12), Espinosa foi atingida por uma forte chuva que causou alagamentos em diversas áreas da cidade. A precipitação foi significativa, variando entre 110 a 130 milímetros, o que resultou no transbordamento de rios e no alagamento de ruas e residências. As águas chegaram a atingir níveis entre 40 e 60 centímetros em algumas casas, forçando a retirada de moradores das áreas mais afetadas.
O grande volume de chuva fez com que o nível das águas subisse a ponto de ultrapassar a ponte de entrada da cidade, percorrendo aproximadamente 23 km até alcançar o centro. Entre os bairros mais atingidos estavam o Centro, Araponga, Santa Tereza e JK. Apesar dos danos materiais, não foram registrados feridos.
Em decorrência da situação, 260 famílias foram desalojadas, somando cerca de 1.040 pessoas que precisaram ser retiradas de suas casas. A Prefeitura de Espinosa disponibilizou um alojamento para os desalojados, que continuam monitorando a previsão de mais chuvas. A cidade segue com esforços para minimizar os impactos e oferecer apoio à população afetada.