Nos últimos dias, Salvador enfrentou um acumulado de chuvas que superou o esperado para todo o mês de janeiro, com alguns pontos da cidade registrando mais de 120 milímetros em apenas 48 horas. A chuva foi causada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que também afetou a Região Metropolitana e o interior da Bahia. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que as áreas mais impactadas foram as Ilhas de Bom Jesus dos Passos, dos Frades e Itapuã, além de diversas regiões da capital.
A situação gerou 80 solicitações de ajuda, com 29 casos de ameaças de desabamento e 28 de deslizamentos de terra. Em apenas um dia, até as 15h de domingo (12), foram registrados 12 novos casos, com destaque para os bairros de Pau da Lima, Subúrbio e Liberdade. A Defesa Civil tem monitorado de perto a situação e orientado a população sobre a importância de manter a atenção devido ao risco de novos desastres, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Para os próximos dias, a previsão é de mais chuvas, que devem continuar até a terça-feira (14), com fortes pancadas e possíveis raios. Na quarta-feira (15), o tempo deve melhorar, com chuvas mais moderadas. A Codesal mantém um serviço de alertas por SMS e WhatsApp para manter a população informada, além de um plantão 24h para atuar em casos de emergência. A Defesa Civil pede que os moradores fiquem atentos e acionem os serviços de emergência em caso de risco.