Fortes chuvas atingiram a região de Ipatinga, em Minas Gerais, na madrugada de domingo (12), resultando na morte de ao menos 11 pessoas. O Corpo de Bombeiros confirmou que cinco vítimas eram da mesma família, incluindo uma criança de 8 anos e quatro mulheres de idades entre 39 e 75 anos, que foram vítimas de um deslizamento de terra. Outras cinco mortes ocorreram em diferentes locais de Ipatinga, incluindo mais uma criança e adultos de diversas faixas etárias. Em Santana do Paraíso, uma mulher de 36 anos também perdeu a vida devido aos temporais.
Diante do desastre, a cidade de Ipatinga declarou situação de emergência, permitindo a adoção de medidas urgentes para mobilizar recursos e ajudar as vítimas. O prefeito informou que as chuvas causaram mais de 80 mm de água em apenas uma hora, causando grandes danos nas ruas e áreas de risco. As autoridades locais estão trabalhando para oferecer assistência, e o decreto de emergência pode ser prorrogado por até 180 dias.
O governador do estado, Romeu Zema, visitou a região na manhã desta segunda-feira (13), com a agenda incluindo uma visita a Santana do Paraíso, reuniões com o comitê de crise e inspeção dos abrigos temporários. A tragédia evidenciou a gravidade dos eventos climáticos extremos e a necessidade de ações rápidas para a recuperação das áreas afetadas.