O primeiro fim de semana de fevereiro será marcado por tempo instável em várias regiões do Brasil, especialmente no Centro-Sul, devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O sistema meteorológico, responsável por chuvas volumosas, deve afetar principalmente o Sudeste, com destaque para Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Em algumas áreas do sul de Minas, as chuvas podem ultrapassar 300 milímetros, gerando riscos de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
Além do Sudeste, outras áreas também deverão registrar fortes chuvas. No Norte e Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provocará precipitações intensas, especialmente no Amapá, norte do Pará, Maranhão e norte do Ceará. Já em estados como Amazonas, Tocantins e Rondônia, a expectativa é de temporais mais isolados. As chuvas serão um reflexo dos sistemas meteorológicos que atuam nessas regiões, trazendo desafios para as autoridades e a população local.
Em janeiro, os acumulados de chuva já superaram as médias históricas em várias capitais do Centro-Sul e Norte do Brasil. Cidades como Cuiabá, Goiânia e São Paulo registraram volumes de precipitação acima do esperado para o mês. Esse cenário de chuvas intensas deve continuar, com o risco de mais complicações nos próximos dias devido ao solo encharcado e aos temporais previstos para os próximos dias.