A previsão do tempo para esta semana indica chuvas fortes e persistentes em várias regiões do Brasil, com destaque para o Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e o Distrito Federal. A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode intensificar as chuvas nessas áreas até a quinta-feira (9), aumentando o risco de transtornos, especialmente em locais onde os solos estão encharcados. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também será responsável por chuvas fortes na costa norte do Nordeste.
No Sul do Brasil, o tempo começa quente e seco, com exceção das regiões leste de Santa Catarina e Paraná, onde podem ocorrer chuvas moderadas a fortes à tarde. Já no Sudeste, as chuvas se intensificam à medida que o calor e a umidade aumentam, com a possibilidade de temporais no norte do Espírito Santo e Minas Gerais. Em algumas áreas, como no litoral capixaba, o risco de deslizamentos de terra também é elevado devido à chuva recente. O Centro-Oeste e o Norte do Brasil também registram chuvas intensas, com destaque para o Distrito Federal e o leste do Amapá.
O Nordeste enfrenta um cenário de chuvas frequentes e fortes, com a formação de novas ZCAS afetando o Maranhão, Piauí e sul da Bahia. A ZCIT também influencia a região, trazendo chuvas para o litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Em contrapartida, o sertão nordestino segue com tempo seco e baixa umidade. As condições climáticas variam conforme a região, mas a previsão geral aponta para um aumento da intensidade das chuvas nos próximos dias, com riscos de transtornos em várias áreas do país.