A chuva que atingiu Recife e sua região metropolitana desde a madrugada desta segunda-feira (13) causou alagamentos em diversas áreas da capital pernambucana. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o volume de precipitação registrado nas últimas 12 horas foi de 118 milímetros, superando a média esperada para o mês de janeiro, que varia entre 80 e 100 milímetros. As fortes chuvas, somadas ao pico da maré, intensificaram os alagamentos, afetando especialmente a região da divisa com Olinda.
O Centro de Operações do Recife declarou estágio de Atenção às 5h30, indicando que havia alagamentos em diversos pontos da cidade e impacto na rotina dos moradores. Em algumas áreas, como a Avenida Recife e o cruzamento da Avenida Abdias de Carvalho com a Rua Delmiro Gouveia, o tráfego ficou comprometido. A precipitação também foi de aproximadamente 30% superior à média histórica do mês, resultando em transtornos para motoristas e pedestres.
A Apac emitiu alerta meteorológico para a região, prevendo mais chuvas de intensidade moderada a forte até as 23h desta segunda-feira. Com a situação de emergência, a Prefeitura do Recife acionou equipes de pronto atendimento e a Defesa Civil permanece em alerta para atender à população. A população pode solicitar ajuda por meio do telefone 0800-0813400, disponível 24 horas.