Uma forte chuva atingiu Peçanha, no Vale do Rio Doce, na madrugada de segunda-feira (5), causando alagamentos em ruas e residências, além da abertura de uma cratera na Rua Pedro Vieira Braga, que conecta o Bairro Vista Alegre ao Centro da cidade. Também houve danos na Travessa Professor Nelson Araújo, onde o calçamento foi destruído e bloquetes arrastados pela enxurrada. Na zona rural, quedas de barreiras interditaram estradas em diversas localidades, como Santa Tereza do Bonito, São Geraldo e Borrachudo, dificultando o acesso à região.
A água das chuvas invadiu casas em bairros como Taquaral, Sagrado Coração de Jesus e Centro, e equipes da prefeitura começaram o atendimento aos afetados logo após o ocorrido. A cidade decretou situação de emergência por 90 dias, citando deslizamentos de terra, danos a pontes e vias públicas, e prejuízos econômicos e sociais causados pela tempestade. O município não estava na lista de cidades que haviam declarado emergência, mas a magnitude dos danos exigiu a medida.
A Defesa Civil alerta que as chuvas devem continuar nas próximas semanas em várias regiões de Minas Gerais, com possíveis acumulados superiores a 100 mm. Desde o início da temporada de chuvas, 41 cidades mineiras já decretaram situação de emergência, e 11 pessoas perderam a vida, incluindo três na região de Ipanema. Para piorar, o aniversário de 144 anos de Peçanha ocorrerá em um momento de recuperação dos danos causados pelas chuvas.