Minas Gerais enfrenta uma série de dificuldades causadas pelo período chuvoso que atingiu o estado desde o final de setembro. Atualmente, 58 municípios estão em situação de anormalidade devido às chuvas intensas, com 343 desabrigados, 3.210 desalojados e 25 mortes registradas. Os alagamentos em diversas regiões, como na cidade de Ipatinga, onde ocorreram deslizamentos de terra e resultaram em várias vítimas fatais, têm gerado enormes desafios para as autoridades locais. A Defesa Civil estadual segue monitorando a situação e coordenando esforços de recuperação.
A cidade de Ipatinga, na Região do Vale do Aço, foi uma das mais afetadas, com 10 mortes registradas apenas no último domingo, além de centenas de pessoas desabrigadas e desalojadas. Outros municípios da região também sofreram com os efeitos das chuvas, como Santana do Paraíso, que perdeu uma pessoa e registrou centenas de desalojados. Na região Norte do estado, o município de Juramento viu suas ruas e comércios serem inundados devido a uma tromba d’água, que fez o nível do rio subir rapidamente.
A previsão meteorológica para os próximos dias aponta uma diminuição nas chuvas a partir desta quarta-feira (5), com a continuidade de tempo instável na capital e região metropolitana de Belo Horizonte. No entanto, as chuvas intensas ainda podem ocorrer em algumas áreas, o que exige que as autoridades continuem vigilantes. As cidades afetadas seguem em alerta, com ações de socorro e recuperação sendo coordenadas entre diferentes níveis de governo.