A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) alertou para a continuidade das chuvas em várias regiões de Pernambuco, com destaque para o Agreste, Sertão e Mata Sul do estado. De acordo com o órgão, há uma tendência de redução na intensidade das precipitações nas áreas do Sertão e Agreste, enquanto na Mata Sul, as chuvas devem seguir com intensidade moderada e, pontualmente, forte. As precipitações estão causando danos desde a última sexta-feira (10), afetando a infraestrutura e a mobilidade nas cidades dessas regiões.
Na segunda-feira (13), as chuvas devem continuar com intensidade moderada no Agreste, Sertão e Mata Sul. Já para a terça-feira (14), a previsão é de chuvas de intensidade fraca a moderada no Agreste e Mata Sul, enquanto o Sertão deve continuar recebendo precipitações moderadas. A população das áreas afetadas deve seguir as orientações das Defesas Civis municipais, principalmente em casos de situações de risco ou alagamentos.
A APAC emitiu um comunicado de Estado de Observação para os municípios do Sertão e Agreste, e de Estado de Atenção para a Mata Sul, considerando o impacto das chuvas que já provocaram alagamentos, quedas de muros e até o arrastamento de veículos. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão disponíveis para atender a emergência, e os moradores devem entrar em contato pelos números 199 e 193, respectivamente, caso necessário.