A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM) prevê que as exportações de veículos da China cresçam 5,8% em 2025, alcançando 6,2 milhões de unidades, uma desaceleração em relação ao aumento de 19,3% registrado no ano anterior. Esse crescimento modesto está relacionado à projeção de um aumento nas vendas internas de carros, impulsionado por incentivos fiscais que devem aquecer o mercado doméstico, o maior do mundo. Ao mesmo tempo, as exportações de veículos elétricos (EVs) sofreram uma queda de 10,4% em 2024, contrastando com um crescimento expressivo de 190% nas exportações de híbridos plug-in.
O impacto das tarifas adicionais sobre os veículos elétricos fabricados na China, impostas pela União Europeia no final de 2024, também tem influenciado a direção das exportações chinesas. Em resposta a essas tarifas, os fabricantes de automóveis chineses estão apostando na exportação de híbridos para a Europa, onde a demanda por veículos de energia alternativa continua crescente. A estratégia visa minimizar o impacto das tarifas mais altas sobre os EVs, enquanto as exportações de híbridos se mostram uma alternativa vantajosa.
No mercado interno, a CAAM espera que as vendas de veículos cresçam 4,7% em 2025, atingindo 32,9 milhões de unidades, uma leve aceleração em relação ao crescimento de 4,5% registrado em 2024. A associação também aponta uma desaceleração no crescimento dos veículos de nova energia (NEVs), como os EVs e híbridos, que devem registrar uma alta de 24,4%, em comparação com 35,5% em 2024. A continuidade dos subsídios governamentais para a troca de veículos até 2025 é vista como um fator crucial para o crescimento, apesar das pressões externas e da crescente competição no setor.