O Rio Araguaia transbordou na região de São Miguel do Araguaia, no norte de Goiás, causando alagamentos significativos. Imagens mostram ruas inundadas, com a água chegando a cobrir postes em algumas áreas. O Corpo de Bombeiros tem monitorado as zonas de risco para garantir a segurança dos moradores, com especial atenção ao distrito de Luiz Alves, que foi um dos mais afetados. Embora o nível das águas tenha diminuído em algumas localidades devido à redução das chuvas, o alagamento persistiu até o dia 26 de janeiro devido à continuidade das chuvas nas nascentes do rio.
O Corpo de Bombeiros informou que muitas casas foram invadidas pela água, mas os moradores conseguiram retirar seus móveis e se abrigaram em casas de parentes. Além disso, as pontes da região estão sendo fiscalizadas para evitar maiores danos. As autoridades locais continuam a monitorar a situação, especialmente em áreas mais vulneráveis aos impactos da cheia.
De acordo com especialistas, mesmo com a diminuição das chuvas, o Rio Araguaia continua cheio devido às características do próprio rio, que é largo e caudaloso. O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) explicou que, devido à dinâmica do rio, o processo de estabilização é mais demorado. As águas do Araguaia se espalham em uma grande planície de inundação, o que dificulta o retorno rápido à normalidade.