Um cavalo foi resgatado do telhado de uma residência no bairro Caraguava, em Peruíbe, no litoral paulista, após as fortes chuvas que atingiram a região no sábado (11). De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a dona do animal, preocupada com as inundações em sua casa, levou o cavalo até a laje usando uma escada de cimento. No entanto, o animal não conseguiu descer e precisou ser resgatado com o auxílio de equipes especializadas, incluindo o Corpo de Bombeiros e o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad).
A operação de resgate envolveu o uso de uma viatura de Auto Salvamento Especial do Corpo de Bombeiros, equipada com um guindaste, que foi usada para içar o cavalo com segurança. A ação lembrou o resgate de um cavalo no Rio Grande do Sul, em 2023, após enchentes em Canoas. O animal resgatado em Peruíbe passa bem e a operação foi bem-sucedida, apesar das dificuldades enfrentadas.
Em Peruíbe, as chuvas causaram significativos danos, mas as águas começaram a baixar no sábado. A Defesa Civil informou que, até o momento, cerca de 442 pessoas foram acolhidas em abrigos, além de pelo menos 60 animais de estimação. As equipes de resgate continuaram trabalhando na cidade para auxiliar as vítimas das inundações.