O ano de 2024 foi marcado por significativos avanços no setor de saneamento, abastecimento de água e saúde pública em Santa Catarina, com investimentos da Casan que ultrapassaram R$ 420 milhões até outubro, e a previsão de alcançar cerca de R$ 500 milhões até o fim do ano. Esses recursos foram aplicados na melhoria da infraestrutura de abastecimento, coleta e tratamento de esgoto, além da implementação de novas tecnologias voltadas à sustentabilidade, inovação e modernização dos processos operacionais.
A Companhia, que atende 194 municípios catarinenses, também colocou em operação diversos novos sistemas de esgotamento sanitário em cidades como Xanxerê, Ipira, Piratuba, Coronel Freitas, Mafra e Bom Jardim da Serra. Além disso, foram realizadas ampliações de sistemas em cidades como Florianópolis e Balneário Piçarras. A Casan segue com o objetivo de atender as metas do Novo Marco do Saneamento, que prevê atingir 50% de coleta e tratamento de esgoto até 2026, com iniciativas como o Programa Esgotamento Sobre Rodas, lançado em Descanso, no Oeste do estado, que atende 600 residências por meio de um sistema móvel.
A Casan também tem investido na eficiência da gestão de recursos, modernização das operações e no aprimoramento do atendimento à população. O presidente da Companhia, Edson Moritz, comentou sobre o balanço das ações realizadas em 2024 e projeta novos investimentos para 2025, destacando a importância das melhorias contínuas para garantir a qualidade dos serviços prestados aos catarinenses e cumprir as metas de expansão e modernização do setor.