A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) implementou novos procedimentos para facilitar a reposição de hidrômetros furtados, especialmente na Região Metropolitana de Florianópolis. Agora, os consumidores afetados precisam registrar o furto junto à Polícia Civil e apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O) ao solicitar a reposição do equipamento, seja via chat online ou de forma presencial nas agências da companhia. A medida visa melhorar a integração entre a CASAN e os órgãos de segurança pública, permitindo um atendimento mais ágil e seguro para os consumidores.
Os furtos de hidrômetros têm se intensificado, com 465 ocorrências registradas entre novembro e dezembro de 2024 nas cidades de Biguaçu, Florianópolis e São José. Já em 2025, o número de furtos chegou a 78 até o dia 7 de janeiro, o que representa uma tendência preocupante de aumento. A CASAN tem buscado estreitar a colaboração com a Polícia Civil e a Polícia Militar para combater a receptação de equipamentos furtados, além de incentivar a população a adotar medidas preventivas, como a instalação de abrigos padrão, que oferecem maior segurança ao hidrômetro.
Com a implementação dessa nova medida, a CASAN reforça seu compromisso em mitigar os impactos dos furtos, que estão além do seu controle direto, e colaborar ativamente com as autoridades para o combate à criminalidade. A companhia destaca a importância da participação da comunidade no registro de ocorrências e na colaboração com investigações, visando a redução desse tipo de crime.