Na segunda-feira (20), a Casa Branca anunciou as quatro principais prioridades do novo governo dos Estados Unidos, após a posse de Donald Trump como 47º presidente. O plano de ação do presidente foi descrito como um conjunto de medidas voltadas para a segurança interna, energia, reforma da administração pública e recuperação dos valores nacionais. Entre as principais propostas estão ações rígidas para controlar a imigração, reverter políticas climáticas e renovar os princípios que, segundo o governo, fundamentam a sociedade americana.
Uma das prioridades destacadas é “Fazer os EUA seguros novamente”, com ações como a retomada da construção do muro na fronteira com o México e a implementação de medidas drásticas contra imigração ilegal, incluindo a pena de morte para imigrantes envolvidos em crimes graves. Também se inclui uma operação de deportação em larga escala e o envio de forças armadas para reforçar a segurança na região fronteiriça. A área de energia é outra preocupação central, com a intenção de retirar os EUA do Acordo de Paris e adotar políticas que favoreçam a produção interna de energia, além de diminuir restrições ao setor energético.
Outro foco do governo é a “reforma burocrática” ou “drenar o pântano”, como apelidado pelo presidente, que busca um retorno ao trabalho presencial no setor público e a eliminação de regulamentações consideradas excessivas. Por fim, a administração Trump enfatizou a restauração dos valores americanos, com a defesa de uma política de gênero que considera o sexo biológico e o combate a ideologias que o governo considera radicais. O comunicado também mencionou mudanças em políticas externas e a preservação da história nacional.