O setor automotivo está em recuperação em 2025, com destaque para o aumento da competitividade no mercado de carros elétricos. A chegada de marcas chinesas ao Brasil tem impulsionado a redução de preços e o acesso a veículos elétricos, como o Renault Kwid, que permanece como a opção mais acessível por R$ 99.990. O BYD Dolphin Mini, modelo elétrico mais vendido no país, também representa uma alternativa viável por R$ 115.800 na versão de quatro assentos.
O cenário deste ano inclui a entrada da Leapmotor no mercado nacional, que promete trazer o compacto T03, com 95 cv de potência e autonomia de 265 km, e um SUV elétrico compacto, o Chevrolet Spark, fruto de parceria entre a GM e fabricantes chinesas. Esses lançamentos mostram o esforço das montadoras para competir no segmento de entrada, ampliando a oferta de modelos acessíveis e desafiando o estigma associado a veículos chineses.
Apesar dessas movimentações, a tributação ainda é um entrave. O imposto de importação, que já está em 18%, será reajustado para 25% no segundo semestre de 2025, impactando os custos. Para mitigar esses efeitos, montadoras como BYD e GWM planejam iniciar a produção local. A tendência para este ano é que as fabricantes continuem buscando estratégias para oferecer preços mais competitivos, tornando os veículos elétricos cada vez mais presentes no mercado brasileiro.