Os candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 que não foram classificados em nenhuma das suas opções de cursos durante a chamada regular têm até esta sexta-feira (31) para se inscrever na lista de espera. A inscrição deve ser realizada pelo boletim do candidato no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC), e a manifestação de interesse vale apenas para uma das opções de curso escolhidas durante a inscrição.
A lista de espera seguirá a ordem de classificação da chamada regular, considerando apenas os candidatos que manifestaram interesse. As convocações, no entanto, são de responsabilidade exclusiva das universidades e institutos federais. Portanto, os candidatos devem acompanhar as convocações diretamente com as instituições para as quais se inscreveram. Durante o ano, as instituições poderão utilizar a lista de espera para preencher vagas eventualmente não ocupadas após a chamada regular.
O Sisu, que reúne vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, utiliza a média das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os candidatos, considerando a disponibilidade de vagas e modalidades de concorrência. A edição de 2025 resultou na aprovação de 254.899 candidatos, com uma divisão entre ampla concorrência e ações afirmativas. Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato com as instituições ou ligar para o MEC no telefone 0800 61 61 61.