O reembolso da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) teve início no dia 8 de janeiro de 2025. De acordo com o Ministério de Gestão e Inovação, mais de 29 mil candidatos já foram reembolsados, de um total superior a 31 mil solicitações. Os interessados puderam solicitar a devolução entre 5 e 7 de julho de 2024, e o valor da taxa foi de R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio.
O processo de devolução foi facilitado pela Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso, que orientou os solicitantes a criarem uma chave PIX do tipo CPF, conforme o número utilizado na inscrição, para o reembolso via Banco do Brasil. A medida visou garantir mais agilidade no pagamento, que está sendo realizado ao longo de 30 dias corridos, a partir de 6 de janeiro de 2025. Para os casos em que a chave PIX não foi registrada, o reembolso será feito por outros meios, com prazo maior.
A solicitação de reembolso foi autorizada para todos os candidatos inscritos, e aqueles que optaram por esse processo tiveram sua participação no concurso cancelada. No total, 31.050 candidatos pediram a devolução da taxa de inscrição, uma ação que envolveu um número significativo de participantes em todo o Brasil.