Com a chegada do novo ano, muitas pessoas se sentem sobrecarregadas por metas irrealistas de condicionamento físico, mas especialistas apontam que simples mudanças podem ser mais eficazes. Caminhadas curtas, como uma caminhada de cinco minutos diários, têm benefícios comprovados para a saúde, como a redução do risco de doenças cardíacas, câncer e até mesmo a prevenção de morte precoce. Além disso, práticas como essas podem ser o ponto de partida para melhorar a disposição e o bem-estar mental, além de promover o alívio da ansiedade e da depressão.
Embora um treino estruturado seja ideal, especialistas sugerem que é mais fácil começar com metas pequenas, como caminhar regularmente, o que torna o exercício uma parte integrante do dia a dia. Incorporar atividades simples, como estacionar mais longe ou subir escadas, pode ser uma maneira prática de aumentar a quantidade de movimento diário. Caminhar logo pela manhã também pode ser uma maneira positiva de começar o dia e até substituir a energia fornecida por uma xícara de café.
Com o tempo, aumentar a intensidade e a duração das caminhadas, além de incorporar pesos, pode gerar benefícios adicionais. Manter uma rotina, combinando exercícios cardiovasculares com treinamento de força, ajuda a melhorar a saúde a longo prazo. A chave para o sucesso é começar devagar, com metas alcançáveis, e gradualmente inserir mais atividades, transformando o exercício em um hábito sustentável para a saúde física e mental.