A Câmara Municipal de São Paulo elegeu, nesta quarta-feira (1º), o vereador Ricardo Teixeira (União Brasil) como presidente para o ano de 2025, com 49 votos. O vereador, que possui 16 anos de experiência legislativa e atualmente está em seu sétimo mandato consecutivo, destacou que seu perfil é voltado para o diálogo e refutou a ideia de que a Câmara se tornaria uma mera chanceladora da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Teixeira também se comprometeu a promover maior transparência na Casa, com o objetivo de ampliar as audiências públicas e descentralizá-las para as periferias da cidade, para ouvir diretamente a população.
Em sua coletiva de imprensa, Teixeira se mostrou favorável à aprovação de projetos benéficos à cidade, ressaltando que, embora a maioria do prefeito facilite a tramitação de propostas, cada projeto deve ser debatido pelos vereadores, o que garante o espaço para críticas e ajustes. Ele também falou sobre a possibilidade de mudanças no regimento interno, mencionando que, caso um projeto sobre a limitação de mandatos da Mesa Diretora seja apresentado, será discutido e votado em plenário.
Teixeira, que também teve passagens por cargos executivos nas administrações municipais anteriores, foi escolhido para o cargo de presidente do Legislativo municipal após o veto de Nunes a outro candidato da mesma sigla. A eleição para a Mesa Diretora também elegeu outros integrantes, como João Jorge (MDB) como 1º vice-presidente e Isac Félix (PL) como 2º vice-presidente, completando a composição da nova liderança da Câmara para o próximo ano.