A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e outros cargos da Mesa Diretora foi agendada para o dia 1º de fevereiro. O mandato será de dois anos, e a eleição ocorrerá em duas etapas: para ser eleito, o candidato precisa da maioria absoluta na primeira votação (257 votos) ou ser o mais votado no segundo turno. A sessão preparatória, que definirá o presidente, começará às 16h, no Plenário Ulysses Guimarães.
Além disso, no mesmo dia, serão formalizados os blocos parlamentares, que têm como objetivo aumentar a representatividade na composição dos órgãos da Casa e influenciam a distribuição das presidências das comissões para os próximos quatro anos. Para a eleição da Mesa Diretora, novos blocos podem ser formados a cada dois anos para os cargos disponíveis entre os partidos.
Até o momento, os deputados Hugo Motta e Pastor Henrique Vieira se declararam candidatos à presidência da Câmara. A Mesa Diretora, composta por presidentes, vice-presidentes e secretários, é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa, incluindo a promulgação de emendas à Constituição em conjunto com o Senado.