A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, por unanimidade, um projeto de reestruturação administrativa que visa reduzir o número de secretarias municipais de 16 para 12, além de extinguir algumas agências de regulação e desenvolvimento. A proposta foi elaborada pelo novo prefeito da capital, com o intuito de tornar a gestão pública mais eficiente e reduzir a burocracia, conforme anunciado nas redes sociais. O prefeito destacou que a reestruturação contribuirá para o enfrentamento de problemas históricos e para a melhoria dos serviços prestados à população.
O novo modelo de administração criará novas secretarias, incluindo a de Inclusão e Assistência Social, Turismo, Esporte e Lazer, Infraestrutura, Comunicação, Governo, Segurança, Transporte e Mobilidade, entre outras. A Secretaria de Segurança, Transporte e Mobilidade reunirá a Guarda Municipal, a Central de Comando e Controle, a Defesa Civil e o Trânsito, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade ficará responsável pelo planejamento urbano e regularização fundiária. A nova Secretaria de Economia será resultado da fusão de outras duas secretarias e ficará encarregada de assuntos tributários e financeiros.
Após a aprovação na Câmara, o projeto aguarda a sanção do prefeito. Embora a medida tenha sido bem recebida, surgiram questionamentos sobre o futuro dos secretários das pastas que serão extintas ou reestruturadas, mas ainda não houve um pronunciamento oficial sobre esse tema até o momento.