Lançada no final de 2023, a calculadora ReVar é uma ferramenta criada pela Receita Federal e pela B3 para auxiliar os investidores na apuração do Imposto de Renda (IR) sobre seus ganhos com ações, fundos imobiliários e fundos agrícolas. Desde 10 de janeiro, os investidores podem informar os prejuízos acumulados até o final de 2024, o que ajuda a reduzir o imposto a ser pago sobre os lucros obtidos com esses investimentos. Mensalmente, é necessário que os investidores atualizem os dados relacionados às suas operações no mercado de renda variável, a fim de permitir o cálculo automático do imposto devido.
O sistema permite que as perdas no mercado de ações sejam compensadas para abater o imposto em meses subsequentes, caso o lucro no mês não ultrapasse os R$ 20 mil isentos de IR. Além disso, a ferramenta facilita o processo de cálculo do imposto devido, que pode variar entre 15% a 20%, dependendo do tipo de operação (compra e venda em dias diferentes ou day-trade). Após inserir as informações solicitadas, os investidores podem gerar a guia de pagamento do imposto, que inclui um código de barras e opção de pagamento via Pix.
Em uma fase inicial, a calculadora está disponível para investidores da B3, e a previsão é de que melhorias sejam incorporadas ao longo do tempo. A Receita Federal e a B3 planejam integrar mais funcionalidades, como o cálculo de eventos corporativos e a possibilidade de inserir dados automaticamente na declaração de Imposto de Renda. A ferramenta também está sendo adaptada para investidores do mercado futuro, tornando o processo mais eficiente e acessível para um público amplo, estimado em 4 milhões de pessoas.