O cadastramento para o programa Chapéu de Palha 2025 foi iniciado nesta segunda-feira (13) em Petrolina, com previsão de realização até sexta-feira (17). O programa é voltado para trabalhadores da fruticultura irrigada do sertão pernambucano, com o objetivo de beneficiar mais de quatro mil pessoas e injetar R$ 3,5 milhões na economia do estado. Os trabalhadores podem se inscrever em qualquer um dos seis polos de cadastramento localizados no município, das 8h às 17h.
Para ser elegível ao benefício, é necessário ser maior de 18 anos e atuar como trabalhador rural na fruticultura irrigada, em atividades como auxiliar de câmara fria, embalador, tratorista, irrigante ou em cultivos de árvores frutíferas. O programa também está disponível para trabalhadores desempregados durante a entressafra ou o período defeso. Os beneficiários receberão cinco parcelas mensais de R$ 373,08. Além disso, o acesso ao programa é restrito a quem não recebe benefícios como seguro-desemprego, aposentadoria ou pensão.
Durante o período de cadastramento, a Caravana da Cidadania estará oferecendo diversos serviços à população, como emissão de documentos, atendimentos do programa saúde em dia e matrículas para cursos de alfabetização e ensino de jovens e adultos (EJA). Também serão abertas inscrições para cursos profissionalizantes em áreas como instalações elétricas prediais, mecânica automotiva e artesanato. Após Petrolina, os próximos municípios a receber o cadastramento serão Belém do São Francisco, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia, Orocó, Cabrobó e Ibimirim.