A Marinha do Brasil informou que as buscas pelas vítimas do acidente na ponte Juscelino Kubitschek, que conecta os estados do Tocantins e Maranhão, podem ser concluídas nesta terça-feira (7). Até o momento, foram encontrados 14 corpos, restando ainda três desaparecidos. Nesta terça, mergulhadores farão uma varredura técnica final para eliminar possíveis lacunas nas áreas já exploradas. A partir do dia 8, as comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito precisarão ser abertas devido ao aumento do nível do reservatório e às chuvas na região, tornando inviável a continuidade das buscas.
Desde o início das operações no domingo (5), equipes de resgate, incluindo 64 mergulhadores da Marinha e Corpos de Bombeiros, utilizaram embarcações, drones subaquáticos e aéreos para varrer o leito do Rio Tocantins, principalmente nas áreas próximas aos veículos e escombros. Três caminhões transportando defensivos agrícolas e ácido sulfúrico caíram junto com a estrutura da ponte. A retirada dos produtos químicos será iniciada somente após o encerramento das buscas pelas vítimas.
A ponte Juscelino Kubitschek caiu no dia 22 de dezembro, na rodovia BR-226, ligando as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Caso as operações de busca até o final do dia não tragam novos indícios, elas serão suspensas, podendo ser retomadas no futuro com base em novas informações concretas. A prioridade, neste momento, é garantir a segurança da usina hidrelétrica e das comunidades da região.