A partir de quarta-feira, 8 de janeiro, brasileiros que desejarem visitar o Reino Unido devem solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA). Anteriormente, os turistas brasileiros podiam entrar na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte sem qualquer exigência. A medida visa aumentar a segurança nas fronteiras, combater a imigração ilegal e melhorar o controle sobre os visitantes. Além do Brasil, outros 47 países fazem parte do programa de isenção de vistos do Reino Unido.
O processo para obter o ETA é simples e pode ser feito pelo site do governo britânico ou por meio de um aplicativo específico. Os solicitantes devem preencher um formulário com informações pessoais, como data de nascimento e e-mail, além de enviar uma foto do passaporte. O processo leva cerca de 20 minutos e não exige visita a embaixadas ou consulados. O ETA será vinculado ao passaporte do viajante e a aprovação ou rejeição será enviada por e-mail em até três dias.
O ETA custa 10 libras esterlinas (aproximadamente R$ 76) e é exigido para viagens de turismo, negócios, tratamento médico e algumas outras finalidades. A autorização é válida por dois anos e cobre viagens de curta duração, com estadias de até seis meses. Caso o passaporte expire ou a pessoa precise de uma nova viagem após esse período, será necessário solicitar uma nova autorização. Se o ETA for negado, o turista poderá tentar novo pedido ou optar por solicitar um visto convencional.