Uma pesquisa realizada pela Ipsos e Google com 21 mil pessoas de 21 países mostrou que o Brasil se destaca no uso de inteligência artificial (IA) em 2024, com 54% da população relatando o uso de IA generativa, acima da média global de 48%. A IA generativa é responsável por criar conteúdos como imagens, músicas e textos. O estudo revelou também que os brasileiros demonstram otimismo com os benefícios da tecnologia, com 65% acreditando que a IA pode contribuir significativamente em diversas áreas, superando a média mundial de 57%.
A confiança dos brasileiros na IA se reflete na sua percepção sobre o impacto no mercado de trabalho. Enquanto 60% veem um aumento na expectativa de empregos devido à IA, o número de trabalhadores que sentem a necessidade de buscar um novo emprego caiu de 20% para 15% em comparação com o ano anterior. O estudo também apontou que 64% dos brasileiros acreditam que os benefícios da inovação superam os riscos, especialmente em setores como ciência, medicina, agricultura e segurança cibernética.
As áreas do cotidiano em que a IA tem sido mais útil incluem a busca por informações online, assistência pessoal e apoio aos estudos. O uso de assistentes de escrita e tradutores também se destaca, com 85% e 89% de adesão, respectivamente. No âmbito profissional, 78% dos entrevistados afirmam utilizar IA no trabalho, com 88% considerando fundamental a tecnologia para resolver desafios empresariais e lidar com informações complexas. Para o Google, os resultados refletem um cenário de confiança e entusiasmo dos brasileiros em relação ao potencial da IA para transformar positivamente o país.