Os brasileiros João Fonseca e Thiago Monteiro estão a um passo de garantir vagas na chave principal do Aberto da Austrália, após conquistarem vitórias importantes na segunda rodada do qualificatório. João Fonseca, atual número 113 do mundo, venceu o tenista de Hong Kong Coleman Wong com um duplo 6/0 e 6/3, em uma partida que durou apenas 53 minutos. O carioca, que vem de uma sequência de 12 vitórias consecutivas, buscará sua classificação enfrentando o argentino Thiago Augustin Tirante na última rodada do quali. Já Thiago Monteiro, número 106 do mundo, derrotou o francês Valentin Royer por 7/6 (1) e 6/3, e no próximo desafio enfrentará o belga Kimmer Coppejans.
Além de Fonseca e Monteiro, o Brasil já tem confirmada a participação de Beatriz Haddad Maia e Thiago Wild na chave principal do torneio, com ambos tendo garantido suas vagas pelo ranking mundial. Beatriz ocupa a 16ª posição no ranking da WTA, enquanto Thiago está em 76º no ATP. A presença de quatro brasileiros na principal chave do Grand Slam australiano, se concretizada, será um marco importante para o tênis nacional no início de 2025.
Por outro lado, a paulista Laura Pigossi não conseguiu avançar na competição. Ela foi derrotada pela suíça Viktorija Golubic na segunda rodada do qualificatório, encerrando sua trajetória no torneio. Apesar disso, os resultados positivos de Fonseca e Monteiro alimentam as esperanças de uma boa performance do Brasil no Aberto da Austrália deste ano.