Em maio de 2025, o Brasil será o anfitrião da primeira reunião de altas autoridades da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que foi lançada no final de 2024, durante a Cúpula do G20. O encontro reunirá ministros da Agricultura de todos os países africanos, com o objetivo de discutir estratégias para aumentar a produtividade agropecuária no continente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o evento, destacando que além das discussões técnicas, haverá uma visita a campo para mostrar as boas práticas brasileiras no combate à fome.
A Aliança conta com a adesão de 82 países, além de 24 organizações internacionais e diversas instituições financeiras e filantrópicas. Dentre seus principais objetivos, estão a transferência de renda para 500 milhões de pessoas, o fornecimento de alimentação escolar para 150 milhões de crianças, e a oferta de cuidados médicos para mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade. A iniciativa busca também promover a criação de empregos e o empreendedorismo, com foco em áreas carentes.
A situação da fome no mundo segue sendo um desafio global. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que entre 713 milhões e 757 milhões de pessoas passaram fome em 2023, com destaque para a África, onde a fome afeta uma em cada cinco pessoas. O evento no Brasil visa promover a troca de conhecimentos e práticas, com a esperança de reduzir esses números e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.