O Brasil superou a Espanha e voltou a ocupar a oitava posição no ranking mundial de produção de veículos em 2024, com um aumento de 9,7% na produção, totalizando 2,55 milhões de unidades. No entanto, a produção ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia, com estimativas para 2025 indicando um crescimento de 7,8%, que ainda não alcança os 2,94 milhões de veículos fabricados em 2019. O país continua enfrentando uma competição crescente, tanto no mercado interno quanto nas exportações.
Apesar da melhora no ranking, a indústria automotiva brasileira ainda não consegue acompanhar o ritmo do consumo, que mantém o Brasil na sexta posição mundial. A Anfavea, associação das montadoras brasileiras, tem como meta a recuperação do volume de produção para 3 milhões de veículos e trabalha junto ao governo para implementar políticas que favoreçam a produção local, como a renovação da frota e o ajuste nas tarifas de importação de veículos híbridos e elétricos.
A indústria também enfrenta um aumento nas importações, especialmente de marcas sem produção local, como as chinesas, o que impacta negativamente a participação das montadoras brasileiras em mercados internacionais. Embora as exportações para a Argentina tenham crescido 48%, ajudando a mitigar uma queda de 1,3% nas exportações totais, a Anfavea reforça a necessidade urgente de políticas de proteção para o setor automotivo nacional.