A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que o Brasil não realizará vacinação em massa contra a dengue em 2025. A decisão foi tomada após uma reunião no Centro de Operações de Emergência em Saúde, onde foram discutidas ações estratégicas para monitoramento da epidemia de dengue no país. Embora a vacinação não seja planejada para todos, há a possibilidade de ampliar a faixa etária contemplada, caso a vacina do Butantan seja aprovada pela Anvisa. No ano passado, a vacinação foi direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A aprovação da vacina dependerá dos estudos clínicos em andamento, e a ministra afirmou que, apesar de alguns artigos publicados, a definição da faixa etária se baseará nas evidências científicas e na autorização da Anvisa. Atualmente, não há indicação para vacinar pessoas acima dos 60 anos. O Instituto Butantan iniciou a produção da vacina antes mesmo da liberação da Anvisa, com a solicitação de registro da vacina em dose única feita em dezembro de 2024.
Em 2024, o Brasil enfrentou um grande aumento no número de casos de dengue, com 6.103 mortes e mais de 6,6 milhões de casos registrados. Diante disso, o Ministério da Saúde reforçou a necessidade de continuar com as ações preventivas contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. A ministra destacou a importância de medidas municipais, como a limpeza urbana e a eliminação de reservatórios de água, e garantiu apoio técnico aos estados e municípios para intensificar os esforços de combate à epidemia.