A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária do setor elétrico brasileiro em fevereiro será verde, o que significa que não haverá custos adicionais nas contas de energia dos consumidores. Esse cenário reflete uma melhoria nas condições para geração de energia, com a recuperação das chuvas nas principais hidrelétricas do país.
Desde dezembro, a bandeira já estava na cor verde, devido ao aumento da disponibilidade de energia gerada pelas usinas hidrelétricas, que têm um papel crucial na matriz energética do Brasil. A continuidade desse padrão de bandeira tarifária no mês de fevereiro sinaliza um alívio para os consumidores, que não precisarão arcar com cobranças extras, como ocorreu em outros períodos mais críticos.
Essa estabilidade nas tarifas é vista com otimismo, especialmente após momentos de bandeiras tarifárias mais altas, como as vermelha e amarela, que indicavam condições de geração mais difíceis. O cenário atual, com as chuvas contribuindo para a recuperação dos reservatórios, oferece uma perspectiva positiva para o curto prazo no setor elétrico.