A equipe brasileira de tênis enfrentará grandes desafios na fase classificatória da Billie Jean King Cup, que ocorrerá entre os dias 7 e 13 de abril, na República Checa. O sorteio, realizado em Londres, colocou o Brasil no Grupo B, ao lado de tradicionais seleções como a República Checa e a Espanha. Ambas as equipes têm uma história vitoriosa na competição, com as checas sendo as segundas maiores vencedoras e as espanholas destacando-se principalmente nas décadas de 1990 e 2000.
A República Checa tem 18 títulos, incluindo as conquistas da antiga Checoslováquia, e dominou a competição nos últimos anos, vencendo seis das últimas nove edições. Já a Espanha, com cinco títulos conquistados nos anos 90, continua sendo uma potência no cenário mundial, com Paula Badosa, atualmente a única representante espanhola no Top 20. O Brasil, por sua vez, tem Beatriz Haddad Maia, que ocupa o 17º lugar no ranking mundial.
O novo formato da Billie Jean King Cup, que agora segue um modelo similar ao da Copa Davis, inclui seis grupos de três equipes cada. A primeira colocada de cada grupo avança para a Fase Final, que será disputada em Shenzhen, na China, em novembro. Apesar da forte concorrência, o capitão da equipe brasileira, Luiz Peniza, acredita na força da equipe e na identidade construída ao longo dos anos, o que possibilita uma boa disputa por uma vaga no Grupo Mundial.