O Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem até o dia 31 de janeiro para formalizar a candidatura do Brasil para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, no dia 24 de janeiro, com os prefeitos do Rio de Janeiro e de Niterói para discutir a candidatura conjunta das duas cidades. As duas prefeituras já entregaram um dossiê ao COB, oficializando a proposta, que será analisada até agosto, quando a sede será escolhida em uma votação no Paraguai.
O projeto visa dividir as competições entre as duas cidades, aproveitando a infraestrutura já estabelecida no Rio, que foi utilizada em eventos esportivos anteriores. A proposta inclui também a construção de novas obras, como a ampliação da Linha 3 do metrô, conectando as duas cidades e outros municípios da região. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, acredita que a candidatura tem uma vantagem significativa devido à infraestrutura existente e ao apoio do governo federal.
Além do Brasil, a cidade de Assunção, no Paraguai, também está concorrendo para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, após não conseguir a sede para a edição de 2027. A decisão será tomada em agosto, e os esforços conjuntos de Rio e Niterói buscam reforçar a competitividade da candidatura brasileira, destacando a sustentabilidade e a colaboração entre as cidades.